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O RELACIONAMENTO COM OS STAKEHOLDERS

By 27 de setembro de 2019 No Comments

Os stakeholders são considerados os vários públicos que tenham interesse em uma empresa, entre eles estão os clientes, os funcionários, os representantes, a comunidade, os investidores. Para que a empresa tenha um desempenho positivo e harmônico, é preciso considerar cada um desses stakeholders. O hábito de cuidar dos vários públicos colabora para que eles ao falarem sobre a empresa promovam uma  publicidade gratuita dela.

O relacionamento e a comunicação com os funcionários são fundamentais, pois um colaborador, quando fala sobre seu trabalho, é uma autoridade no assunto. Imagina o grau de importância que as pessoas dão para o relato de um cliente e a importância que atribuem ao que diz um funcionário dessa mesma empresa que vivencia os processos internos dela.

Trabalhadores podem promover uma publicidade positiva ou negativa, portanto averigue como anda o relacionamento entre a empresa e o funcionário e promova ações para que esse relacionamento seja positivo para ambos, isso reflete na construção de uma imagem positiva sobre ela.

Os fornecedores também fazem parte de um público muito importante e do relacionamento com eles pode depender as boas negociações e até o acesso aos melhores itens e descontos, que lógico pode influenciar no resultado final da qualidade do produto ou do preço que a empresa vai comercializar.

No relacionamento com os clientes, todos já sabem que é fundamental manter a boa qualidade do produto, ter uma postura de sinceridade e transparência sempre com eles e oferecer um atendimento de qualidade.

A comunidade, público que não pode ser confundido com os consumidores, também é importante para a empresa, porque do meio onde ela está situada e dos impactos que gera para essa comunidade surge uma imagem sobre ela, que pode ser positiva ou negativa. Portanto desenvolver ações em que se busque evitar impactos na comunidade ou de que demonstrem comprometimento com a comunidade constrói uma imagem positiva sobre ela.

Para desenvolver as ações mais apropriadas para cada stakeholder é preciso mapear, saber ao certo quem são os diferentes públicos de uma empresa, quais as necessidades deles e o que pode ser feito que gere um bom relacionamento entre stakeholders e empresas.