Experiência é TUDO! Mais do que nunca, o consumidor está no centro do processo para tomada de decisões importantes relacionadas a produtos ou serviços ofertados no mercado de uma forma geral.

Bom, para entender um pouco mais sobre a importância de transmitir uma experiência positiva, temos que entra no universo do UX Design. Encontramos um material bem bacana a respeito do assunto que certamente vai agregar muito no seu entendimento sobre esse tema fundamental nos dias de hoje.

Boa leitura 😉

 

O QUE É UX DESIGN?

A área de UX design não é nova, mas sua importância como departamento distinto vem aumentando com o aparecimento de novas tecnologias. O User Experience Design – ou design da experiência do usuário – se preocupa com o ponto de contato de um produto/serviço, com as pessoas. Este produto/serviço pode ser um website, um aplicativo, uma máquina, um dispositivo móvel, ponto de venda, entre outras plataformas de interação.

 

Definindo de maneira simplificada: UX Design é a ciência que pensa exclusivamente na relação de um produto com o usuário, buscando torná-la mais natural e simples.

 

ONDE O UX DESIGN É APLICADO E PARA QUE SERVE?

A aplicação do UX Design pode ser feita com qualquer marca, produto ou serviço, uma vez que se baseia em interações humanas. Essas interações podem ser feitas com um sistema, website, loja, atendimento telefônico ou painel de controle.

É fato que a experiência do usuário com uma marca, produto ou serviço, é muito pessoal e cada pessoa percebe a interação de uma maneira diferente. Assim, o UX Designer trabalha para atingir positivamente o maior número de pessoas possíveis, com base em pesquisas e testes constantes.

Uma empresa que consegue causar uma percepção positiva em seus consumidores, potencializa todo o investimento em desenvolvimento e comunicação. E, quando o usuário tem um relacionamento com uma marca baseado em boas experiências, isso aumenta exponencialmente o valor percebido dos produtos e serviços. Esse processo ocasiona em um grande número de consumidores fiéis ao longo da jornada.

Neste processo, são recolhidas informações valiosas sobre o consumidor e sobre os aspectos a serem melhorados. Fazendo com que os investimentos em melhorias sejam mais certeiros. A aplicação do UX Design envolve – mas não se limita – às pesquisas sobre o perfil e comportamento do usuário, a mensuração e coordenação de interações físicas e cognitivas. Assim como a coordenação, projeção e desenvolvimento de processos para facilitar a experiência e satisfazer o usuário.

 

POR QUE A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO É IMPORTANTE?

Mesmo antes dos dispositivos móveis, a experiência do usuário já era fator decisivo na utilização de produtos e interfaces em geral. O entendimento desta experiência é importante para as empresas, porque contribui de forma direta para o aprimoramento dos mecanismos e, consequentemente, para a visão mais positiva do produto ou serviço, pelo consumidor.

Com o crescimento do mercado mobile, a experiência do usuário passou a ser ainda mais complexa e importante para as marcas, uma vez que ela norteia todos os pontos de contato do público-alvo com a marca. É importante então apresentar interações amigáveis, que não exijam esforço cognitivo demasiado de um consumidor que já está saturado de informação.

 

É IMPORTANTE QUE VOCÊ SAIBA

Uma pesquisa feita pela On3 Software Development, mostra que 9 em cada 10 consumidores trocariam uma marca por seu concorrente após uma má experiência de uso. Em se falando de investimento, foi percebido que as empresas que investem em UX conseguem um aumento de 37% em sua receita.

Ter noções de UX Design é também imprescindível para profissionais que não trabalham diretamente na área. Desenvolvedores, arquitetos, designers, engenheiros e profissionais de marketing e comunicação, precisam entender um pouco da experiência do usuário. Isso porque são os princípios de UX que irão contribuir para o sucesso de seus projetos.

 

Fonte: RAFFCOM